Pensando em escrever seus próprios votos de casamento ? É um desafio resumir o seu amor, sonhos e promessas ao parceiro de vida em poucos minutos. Por mais difícil que que seja, vale a pena: é uma chance única de eternizar em palavras, narradas por você mesmo, sua história, dar aos convidados uma olhada no que faz seu relacionamento funcionar e compartilhar palavras significativas com a pessoa que você ama.
Também é íntimo. Afinal, você está realmente desvendando o seu coração para o amor de sua vida, e está fazendo isso na frente de sua família e amigos próximos. Se você estiver pronto para o desafio, estamos aqui para ajudar oferecendo nossa própria visão profissional.
Dicas para votos de casamento
Vamos começar pelo tempo de qualidade que você precisa dedicar para esse momento!
1)Não espere até o último minuto:
Planeje ter seus votos escritos três semanas antes do casamento. Acredite, você ficará grato pela dica quando o nervosismo do dia do casamento começar.
2)Faça uma lista de todos os seus pensamentos, um “highliht”:
Anote todas as coisas que vêm à mente sobre seu grande amor, e o seu casamento. Reveja essas notas mais tarde, 24 horas depois e destaque seus itens favoritos para serem os pontos de partida para seus votos.
3)Escreva até três versões:
Reserve alguns dias – até mesmo uma semana – para dar a você e seus votos algum espaço. Volte e releia, duas, máximo três vezes, mas tente parar por aí. Reescrever continuamente tem seus próprios desafios e desgastes.
4) Não tente incluir tudo:
É compreensível querer encaixar tudo o que você está sentindo em seus votos – mas, na realidade, você simplesmente não pode incluir tudo.
5)Evite usar “sempre” e “nunca”:
Esse tipo de linguagem absoluta é quase impossível de se viver. Tente ser mais palpável, então não prometa perfeição.
6) É tempo de sentimentalismo:
Este não é o momento de se preocupar em ser brega. “Se faz sentir, faz sentido” então elas não são bregas”, é o que eu sempre digo…e em mais de uma centena de casamentos executados, nunca ouvi votos que me fizeram revirar os olhos.
7) Busque o riso:
A capacidade de fazer o outro sorrir e até mesmo rir alto durante a cerimônia servirá bem para você em seu casamento. Inspire-se em livros, músicas, filmes e poemas. Se você tem uma frase favorita de um filme ou música que expressa seus sentimentos, use-a como ponto de partida. E não desconsidere os livros infantis ou a mídia, pois eles geralmente têm uma maneira de comunicar emoções profundas e complexas em frases simples.
8) Pratique a leitura em voz alta:
A única maneira de garantir que tudo soe perfeito é ouvi-lo. Dizemos que, ler seus votos em voz alta ajudará a identificar como soa a gramática ou onde você está escorregando em uma palavra, bem como descobrir se a estrutura textual está correta.
9) Faça uma nova cópia de seus votos para a cerimônia:
É importante pensar em como os votos ficarão quando vierem à vista do público. Reescreva ou reimprima uma nova cópia, ou considere lê-los em livros de votos
10)Mantenha os votos em segredo do seu parceiro até a cerimônia:
Seus votos são um presente um para o outro, então para ter expressões naturais, não o compartilhe.Isso tornará a cerimônia ainda mais impactante e emocional se você os estiver ouvindo pela primeira vez.
Acompanhe nosso Blog, e nossa próxima edição, traremos algumas perguntas mais feitas pelos noivos para escrever seus votos.